2012 – O fim do mundo
Várias profecias de culturas antigas estão convergindo para uma data: dezembro de 2012, e ao que tudo indica, algo muito forte poderá ocorrer.
A principal dela, se refere ao calendário Maia, desenvolvido há cerca de 3 mil anos por um povo muito rico culturalmente, e que tinha como ponto forte a matemática e a astrologia, já que nessa época já haviam previsto todos os eclipses que vivenciamos atualmente, seu calendário era baseado nas estrelas, e para cada 20 anos, chamado por eles de katún, existe uma profecia para cada katún, e no último, ele diz que em 2012 terminará o mundo como nós o conhecemos.
Texto de apoio do http://www.2012ofimdomundo.com.br/2009/05/11/2012-o-fim-do-mundo/
Por Marco Gemaque
O fim do mundo ?
O respeito para com o desconhecido que fez surgir as religiões – monoteístas e politeísta – no começo dos tempos. Nesta esteira, vieram as profecias apocalípticas, cuja principal marca se encontra nas catástrofes naturais: enchentes, quedas de meteoritos, etc.
Na antiguidade, o homem não tinha tecnologia para prever grandes mudanças climáticas ou para entender cientificamente o porquê de uma cidade inteira se inundada ou coberta por larva de um vulcão, logo estes acontecimentos naturalmente eram atribuídos aos deuses.
Todas as civilizações conhecidas, ou até as desconhecidas, passaram por uma catástrofe natural, alimentando o inconsciente coletivo de uma civilização subseqüente acerca de algo determinado de tempo em tempo.
No entanto, na era atual, temos tecnologia necessária para entender que o fim do mundo depende somente dos homens e não de um determinismo histórico que há apenas no campo da ficção a fim de nos divertir ou nos alertar.