domingo, 22 de maio de 2016

FUNDAMENTOS da República Federativa do Brasil

Há alguns "mnemônicos pra fixar os FUNDAMENTOS da República Federativa do Brasil, como o famoso SOCIDIVAPLU, So Ci Di Va Plu Fun, etc. 
.
Eu resolvi fazer associações com músicas, frases e filmes consagrados, uma vez que a aquela é a última coisa que perdemos depois que o nosso cérebro se transforma em um mar deserto.
.

Quando falar em Pluralismo Político, eu associo a essa frase: 

"o voto é singular mas as consequências são no plural

E quando falar em DIGNIDADE da PESSOA HUMANA, eu me lembro da velha frase:  

"O trabalho dignifica o homem" ou da famosa música do  Gonzaguinha: Guerreiro Menino - (...) E sem o seu trabalho/ Um homem não tem honra (...).


.
Foi assim que eu gravei a espécie FUNDAMENTOS do gênero Princípios Fundamentais. 
.
E mais:
.
Quando eu quero me lembrar dos outros FUNDAMENTOS , eu também me remeto à música ou filmes:
.
Por exemplo, Cidadão Kane 

ou Pacato Cidadão (Skank), logo me vem o Fundamento CIDADANIA 




                       Soberano (filme sobre o SP) e a música do Nando Reis, a homenagem ao SPFC http://www.saopaulofc.net/spfc, logo me vem a Soberania. 



                       E, finalmente, a melhor de todas: 

“Tudo vale a pena se a alma não é pequena”. (Fernando Pessoa). 



Ou eu associo à revista VALOR ECONÔMICO:  a que fala acerca de empreendedorismo (livre iniciativa), trabalho, etc. 


Portanto, associo ao FUNDAMENTO dos "valores sociais do trabalho e da livre iniciativa". 
.
Difícil o meu "mnemônico", né ?  kkkkkkkkk

valeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine!